Palestra YouPIX

No último dia 10 eu palestrei na youPIX Rio sobre o tema “drogas e mídias sociais”. Os slides estão disponíveis no fim deste post e, em breve, o vídeo da apresentação também estará disponível no site da youPIX. Foi a primeira vez que pude convidar amigos e colegas para minha apresentação no Rio de Janeiro, já que em todos os outros eventos, ou foram em SP ou foram fechados.

Cabe, logo de início, parabenizar a equipe da youPIX por ter realizado um evento deste porte no Rio de Janeiro, totalmente gratuito! Além disso, desde a escolha do excelente local até os últimos detalhes técnicos e áudio-visuais, deu pra perceber que houve muito esforço e suor para que tudo ocorresse de forma suave.

O maior desafio que enfrentei foi falar num festival aberto. Lembro-me quando estava na Campus Party no início do ano, assistindo algumas palestras e pensava: cruzes! Jamais quero falar neste palco, com todo este zumbido ecoando dos outros palcos, juntamente com a gritaria. Pois bem, falar neste tipo de palco é bem diferente. Mesmo falando no Palcão (onde o volume do som parece ser maior que o dos outros palcos), o retorno do som vem com vozes de centenas de pessoas (às vezes gritos, tiros dos games etc). Rafinha Bastos teve que cortar um dobrado para conduzir o seu talk com o Judson Laipply.

Você gasta 200% mais de saliva e sua muito mais. Mas este é justamente o espírito de um festival. As pessoas saem da sua apresentação e outras chegam. A coisa é extremamente dinâmica e segurar a peteca, ou melhor, a atenção da audiência é um super desafio.

Porém, mesmo tendo achado que esta foi a minha pior apresentação, já que minha maneira predileta de apresentar não funcionou (iPhone com app remote + iPad com app keynote) e suei pra colocar os slides via 3G no note da mesa , além das outras dificuldades já mencionadas, esta foi a minha melhor apresentação.

E isto aconteceu por causa do espírito livre do evento, com uma audiência que fez perguntas inteligentes e quis saber mais sobre o tema, que reverberou o conteúdo, que trocou idéias comigo por email, enfim, que fez cada segundo que investi na preparação do material valer a pena.

Obrigado a todos que acompanharam (ao vivo ou via transmissão) e, para quem ainda não viu, seguem os slides abaixo: