O Turista 2.0 – Turismo e Mídias Sociais

Poucas indústrias sofreram tantas modificações com o advento das mídias sociais como a indústria do turismo. Nos últimos anos, o poder migrou das mãos das agências e agentes de viagens para o novo consumidor, que consome reviews, posts, fotos e vídeos nas mais diversas redes sociais e decide ativamente cada parte da sua viagem. O novo turista, ou turista 2.0 é um prosumer. Ele consome informações e também as produz, sinalizando a sua rede social (por exemplo no Tripadvisor, no Foursquare ou Facebook) a sua experiência numa cidade, hotel, restaurante etc.

Os slides da apresentação abaixo são uma compilação de dados comportamentais do turista 2.0, trazendo também algumas dicas de relacionamento e engajamento nos meios sociais. Eu preparei esta apresentação para os alunos da graduação em Turismo na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em um momento em que o Brasil ganha notória visibilidade internacional e, percebendo um abismo entre o potencial turístico do nosso país e a eficácia da indústria do turismo nacional, compartilho aqui a apresentação com a esperança de contribuir para o trabalho dos profissionais, especialmente os que lidam com o marketing digital.